sexta-feira, 20 de agosto de 2010

AFINIDADES





Os filhos de fé não recebem influências apenas de um ou dois orixás. Da mesma forma que nós não ficamos presos à educação e à orientação de um pai espiritual, não ficamos também sob a tutela de nosso orixá de frente ou adjuntó.
Freqüentemente recebemos influências de outros orixás (como se fossem professores, avós, tios, amigos mais próximos na vida material). O fato de recebermos estas influências, não quer dizer que somos filhos ou afilhados desses orixás; trata-se apenas de uma afinidade espiritual.
Uma pessoa, às vezes, não se dá melhor com uma tia do que com uma mãe? Assim também é com os orixás. Podemos ser filhos de Ogum ou Oxum e receber mais influências de Xangô ou Iansã. Posso ser filho de Obaluaiê e não gostar de trabalhar com entidades que mais lhe dizem respeito (linha das almas), preferindo trabalhar com entidades de cachoeiras.
O importante é que nos momentos mais decisivos de nossas vidas, suas influências benéficas se façam presentes, quase sempre uma soma de valores e não apenas e individualmente, a característica de um único orixá.


Orixás - Elementos Primordiais E Suas Ramificações

 Orixás

Elemento

Ramificação
 Cor
 Saudação
Oxalá
Ar
Ar
Branco
Epa babá
Iemanjá
Água
Salgada
Branco / Azul
Odô Yá
Nanã
Água
Chuva
Roxo
Saluba Nanã
Oxum
Água
Doce, Cachoeiras
Azul
Ora Yeyê-ô
Oxumarê
Água
Evaporação
Verde e Amarelo
Arrobobô
Ogum
Fogo
Ígneo
Vermelho
Ogum Yê
Ibeji
Fogo
Purificador
Rosa e Azul
Oni Ibejada
Xangô
Fogo
Elétrico
Marrom
Kaô Cabecile
Iansã
Fogo
Emoções
Amarelo
Eparrei Oyá
Oxossi
Terra
Fauna
Verde
Okê Arô
Ossãe
Terra
Flora
Verde e Branco
Euê-a
Obaluaiê
Terra
Transformação
Branco e Preto
Atotô



Os Elementais


Entre esses espíritos de atuação dentro do campo vibratório dos Orixás de comando, encontramos aqueles que trabalham mais perto de nossa realidade, relacionando-se de forma estreita com os elementos: são os ELEMENTAIS.  São os grandes artífices e alquimistas que nos oferecem as pedras, as folhas, as flores, a água, as forças da natureza.  Eles estão, muito perto de nós, atuando também nos trabalhos dos Guias e da própria Umbanda como um todo.

Os Elementais se apresentam com forma semelhante à humana. De acordo com a variação de consciência e emoção produzem mudanças em sua coloração e até mesmo em sua forma.  Usam seu corpo astral e quando necessário, até materializam seu veículo etéreo.  A forma astral, de acordo com revelação e depoimento de videntes, consiste numa aura esférica multicolorida energética. O veículo etérico dessas entidades é que lhes permite um senso de individualidade.  Nas épocas de crescimento, germinação e desenvolvimento dos vegetais, a vitalidade e atividade desses seres aumenta pelo contato maior com o mundo físico, tornando-os mais visíveis aos médiuns videntes, quando não se materializam temporariamente, dançando e brincando como seres humanos.

No elemento Terra:
·         Nas florestas, por exemplo temos as Dríades, ligadas ao campo vibratório de Oxossi, possuem cabelos compridos e luminosos, são de rara beleza e trabalham diretamente nas árvores.
·         Os Gnomos das árvores trabalham dentro do duplo etérico das mesmas.
·         As Fadas manipulam a clorofila das plantas, estabelecendo a multiplicidade dos matizes e fragrância das flores, formando as pétalas e brotos. Estão associadas à vida das células da relva e outras plantas.
·         Os Duendes que cuidam da sua fecundidade, das pedras e metais preciosos e semi-preciosos.

No elemento Água:
·         Encontramos as Sereias que ficam perto dos Oceanos, rios e lagos, de forma graciosa e energética.
·         Nas cachoeiras estão as Ondinas, que muito ajudam nos trabalhos de purificação realizados pela Umbanda nas cachoeiras.

No Elemento Ar:
·         Os Silfos que estão sob a regência de Oxalá. Como as Fadas, se apresentam com asas, movimentando-se com extrema rapidez.



No Elemento Fogo:
·         As Salamandras são elementais do FOGO.  Se apresentam como correntes de energia ígnea, que se precipitam, sem se afigurarem como seres humanos. Atuam nas energias ígneas solar e do fogo em geral.





Sereia



Dríade


Sereia
Os 7 Raios Dos Orixás


Raio

Orixás

Regência

Oxalá

regente do elemento ar.
Iemanjá
regente das águas salgadas
Nanã
regente das águas das chuvas
Ogum
regente do fogo na forma intrínseca
Ibeji
regente do fogo como energia mágica
Oxossi
regente das matas (fauna e flora)
Ossãe
regente das folhas (ervas) medicinais
Xangô
regente do fogo elétrico e energético
Iansã
regente do fogo psíquico
Oxum
regente das águas doces
Oxumarê
regente das águas em evaporação
Obaluaiê
regente do elemento terra




Estes são os Raios dos Orixás de Umbanda, comandantes das energias criadoras, mantenedoras e transformadoras dos elementos da natureza, tendo sob seus comandos legiões de espíritos de várias vibrações evolutivas dentro de seu Raio.  Eles realizam o milagre da vida e distribuem essa energia no corpo da magia, para os locais que delas necessitam, para ajuda e fortalecimento dos espíritos encarnados e desencarnados.

As 07 Linhas dos Trabalhadores Espirituais de Umbanda, não devem ser confundidas com os Sete Raios de que estamos tratando, uma vez que estas Linhas são dos Regentes planetários das energias da natureza.



Classificação dos Orixás na Umbanda:

1º)           Orixás Virginais = Recebem do supremo Espírito Reino Virginal
2º)           Orixás Causais = Aferem karma causal
3º)           Orixás Refletores = Coordena Energia – Massa
4º)           Orixás Originais = Recebem dos três as vibrações universais
5º)           Orixás Supervisores = Supervisiona as leis universais
6º)           Orixás Intermediários = Senhores dos tribunais solares do Universo Astral
7º)           Orixás Ancestrais = Senhores de toda a hierarquia planetária

·         Todos os Orixás Ancestrais são subordinados à Cristo Jesus que é o tutor máximo da Terra.
·         Os Orixás Ancestrais são os que conhecemos na Umbanda.

Entre os espíritos que atuam dentro da vibração energética do nosso Eledá, é escolhido um para nos acompanhar mais de perto, seja pela afinidade com o ser encarnado ou pelo simples desejo de acompanhar esse espírito na sua caminhada encarnatória.  No caso de médiuns, normalmente este espírito é aquele que incorpora quando invocada a vibração do Orixá principal.

Os Orixás, dentro do culto Umbandista não são incorporados.  O que se vê dentro dos vários terreiros, centros, tendas etc, são os falangeiros dos Orixás, espíritos de grande luz que vem trabalhar sob as Ordens de um Orixá.  Os Falangeiros incorporam em seus “cavalos” e mostram sua presença e sua força em nome de um Orixá.


Orixás cultuados na Umbanda:
Oxalá, Ibeiji, Obaluayê, Ogum, Oxossi, Xangô, Iansã, Iemanjá, Nanã, Oxum.

Outros Orixás:
Exu, Obá, Ewa, Logun-edé, Iroko, Ossãe, Oxumarê, Tempo, Orumilá, Ifá.



Os orixás: Exu, Obá, Ewa, Logun-edé, Iroko, Ossãe, Oxumarê, Tempo, Orumilá, Ifá e Ibeiji não formam a Tríade do Coronário dos médiuns na Umbanda.



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