UMBANDA E AS ERVAS QUENTES, MORNAS E FRIAS
Você já ouviu esta expressão dentro de um centro de Umbanda? Sabemos que cada casa tem a sua doutrina e fundamento, que cada guia e mentor tem seu mistério, por isso neste artigo específico vamos nos basear nos estudos do espiritual "Francisco Borges" e seu manual "O poder das Ervas, Pedras, Águas, Benzimentos e Simpatias". Quando o assunto for banho de ervas, sempre conte com o auxílio de um pai de santo, médium ou guia de sua confiança. Boa leitura!
ERVAS QUENTES
Vamos chamar de "ervas quentes" as ervas fortes cuja atuação energética é agressiva. Elas tem alto poder de limpeza, todavia, seu uso excessivo pode causar buracos ou rompimentos em nossa áurea e campo energético. Devem ser usadas com moderação. São elas:
- Fumo
- Bagaço de cana
- Casca de Jurema Preta
- Guiné
- Arruda
- Casca de Alho
- Angico
- Dandá
- Beladona
- Aroeira
- Peregum
- Pimenta
- Losna
- Alpiste
- Cipó Cruz
- Cânfora
- Folha de Chorão
- Pinhão Roxo (muito indicada para quebra de amarrações e magia negra)
ERVAS MORNAS
Vamos chamar de "ervas mornas" as ervas que atuam de forma equilibradoras de energia, são ervas que não agridem, pelo contrário, atenuam efeitos negativos de ervas quentes. São ervas que ajudam a reconstruir a nossa energia, o nosso campo astral, nosso campo magnético, nossa áurea, etc. São elas:
- Folha de Manga
- Arlecrin
- Sávia
- Alfazema
- Cipó Caboclo
- Calêndula
- Macaca
- Samambaia
- Hortelã
- Pitanga
- Levante
- Manjericão
- Camomila
- Tapete de Oxalá
- Erva Doce
- Macela do Campo
ERVAS FRIAS
Vamos chamar de "ervas frias" as ervas de uso específicos, ervas que trazem energias em um determinado campo magnético. Como por exemplo:
Ervas frias "Atratoras"
- Rosa Vermelha
- Rosa Laranja
- Artemísia
- Malva
- Amora
- Maçã
- Canela
- Canelinha
- Cravo da Índia
Ervas firas "Energéticas"
- Girassol
- Emburana
- Folha de Café
- Guaraná
- Jurubeba
- Nó de Cachorro
Ervas feias "Calmantes"
- Capim Cidreira
- Maracujá
- Abacaxi
- Melissa
- Valeriana
- Pêssego
- Beterraba
Ervas frias são aquelas não são agressivas como as ervas quentes e seus benefícios vão além de equilibrantes como as ervas mornas. Elas atuam especificamente em um determinado campo magnético.
E você, conhece mais tipos de ervas quentes, mornas e frias? Deixe aqui sua sugestão. Vamos desmistificar esta ideia de que a Umbanda tem que ser um "Oráculo" e que o conhecimento não deve ser passado a diante. Os verdadeiros líderes não criam seguidores, eles criam novos líderes! Muito temos a ganhar se incentivarmos cada vez mais esta troca e divulgação do conhecimento. "Umbanda é fundamento e é preciso estudar".
Nenhum comentário:
Postar um comentário